NOSSO PROJETO

Desde o início de nossas atividades, em junho de 2012, vimos desenvolvendo anualmente um trabalho encadeado que tem como tema gerador a comunidade onde o Espaço de Desenvolvimento Infantil Professor Moacyr de Góes (EDI) está localizado, o Complexo de Favelas da Maré.

A cada ano o tema gerador Maré é explorado sob diferentes óticas mas que têm em comum o objetivo de ampliar o universo de conhecimentos das crianças partindo de sua própria realidade.

Em 2012, o plano de trabalho "Por uma Maré ainda melhor" investigou o ambiente da própria favela e as transformações ocorridas ao longo dos anos, principalmente através dos diferentes tipos de moradia.

Em 2013, o plano anual teve como título "Do Universo ao Universo da Maré" e as crianças foram convidadas a fazer uma grande viagem que começava na lua, passava pela Maré com todos os seus animais e continuava por diferentes paisagens brasileiras.

O projeto Penpals é continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido, que este ano terá como título "Da Maré para o mundo" e convidará crianças e adultos para uma nova viagem onde conhecerão culturas de outros países através da troca de correspondência com pessoas de várias partes do mundo. 

Objetivo Geral: 
  • Estimular o respeito e a valorização de diferentes culturas ampliando o repertório cultural de crianças e educadores participantes através da troca de cartas, desenhos, fotos, informações, músicas e literatura infantil com crianças e adultos de diferentes países.


Objetivos Específicos:


  • Proporcionar práticas de leitura e escrita em situação social real;
  • Propiciar contato com diferentes suportes de texto verbal e não verbal;
  • Estimular a expressão através de desenhos e fotografias;
  • Estimular o desenvolvimento da oralidade e a ampliação do vocabulário;
  • Utilizar a internet como veículo complementar de comunicação através do envio de pequenos vídeos e fotografias entre os participantes.

Cronograma de Atividades


As Cartas



2 comentários:

  1. Gostaria de saber de como seriam enviadas essas cartas, que tipos de custos seriam gerados?

    ResponderExcluir
  2. Cada penpal enviará uma carta tradicional via Correios e os custos de postagem correm por parte de quem envia. Após recebermos, as crianças vão responder e enviar uma carta para quem nos escreveu.

    ResponderExcluir